Em documento enviado para o Itamaraty e o Ministério da Defesa, a bancada do PSOL na Câmara dos Deputados pressionou os ministérios por uma solução urgente para a repatriação de brasileiros que não conseguem voltar de países em quarentena devido à pandemia do novo coronavírus.
Os gabinetes dos deputados do PSOL têm recebido uma série de denúncias e pedidos de ajuda sobre pessoas que estão retidas em países como Peru, Argentina, Equador e África do Sul. O ofício da bancada reúne perguntas e sugestões sobre a situação de brasileiros para os ministérios. Segundo os deputados do PSOL, “faltam medidas concretas, como a disponibilização de aviões da FAB quando for necessário para trazer esses brasileiros de volta para casa”, afirmam.
A situação é mais grave nos países em lockdown/quarentena. São milhares de brasileiros pelo mundo tentando voltar pra casa, e no ofício são citadas especificamente cerca de 350 pessoas que estão presas no Equador, dentre elas dez de uma delegação de atletas paralímpicos, e outras 300 pessoas que não conseguem voltar da África do Sul.
A bancada do PSOL sugere ao governo fazer uma gestão conjunta com as empresas aéreas que ainda estão operando, a utilização do orçamento do Ministério das Relações Exteriores para repatriação e serviços consulares semelhantes, além de cobrar informações sobre a realocação de diplomatas e funcionários ociosos do Itamaraty para locais com demanda maior.
Fonte: https://psol50.org.br/
Comments