top of page
Foto do escritorPSOL MANAUS

PSOL propõe ampliar a divulgação do Disque 180 durante pandemia para combater violência à mulher


As mulheres da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados apresentaram um projeto de lei na última segunda-feira (30) para promover a ampliação da divulgação do Disque 180, canal que recebe denúncias de violência contra a mulher, durante a pandemia do novo coronavírus.


O projeto garante que o canal de denúncias seja divulgado obrigatoriamente em todos os conteúdos de rádio, televisão, internet e outros meios de comunicação quando o tema abordado for a violência contra as mulheres.


A iniciativa das parlamentares, que também tem a assinatura de outras deputadas de oposição, atende a preocupação com o aumento do número de casos de violência doméstica desde que teve início a quarentena social para o enfrentamento da crise. Só no Estado do Rio de Janeiro, houve um aumento de 50% nos casos de violência, conforme divulgaram diversos veículos de imprensa com base nos dados da Justiça do Rio de Janeiro.


O Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos afirma que nos primeiros 12 dias de quarentena as denúncias de violência contra a mulher no Disque 180 aumentaram 18%.

As deputadas do PSOL lembram, ainda, que o Disque 180 é um serviço que tem se demonstrado eficaz na defesa e proteção das mulheres vítimas de violência. “A ampla divulgação do serviço para a sociedade representa a garantia do direito à vida e à integridade física de milhares de mulheres de uma forma pedagógica, conscientizando a sociedade sobre a gravidade do problema e ampliando o conhecimento sobre os serviços disponíveis”.


Comments


bottom of page