Comunicado do Movimento Esquerda Socialista (MES/Amazonas) ao Diretório Municipal do PSOL Manaus e ao conjunto da militância do partido.
O MES defende que é preciso derrotar Bolsonaro e o Bolsonarismo nas ruas e nas urnas. Este governo escancara, no contexto da pandemia, sua face genocida, ecocida eetnocida, em que a Amazônia ocupa, ao lado da Mata Atlântica, territorialidade fundamental da necropolítica.
Por isso, compreendemos que o PSOL Manaus tenha candidatura própria para a corrida à Prefeitura desta cidade e, a partir daí, estabeleça o diálogo com a sociedade civil e as outras forças de esquerda para a consolidação de princípios e táticas para a derrota do bolsonarismo e as velhas forças de direita locais.
As lutas do MES, de sua militância, seguem concomitantes ao debate eleitoral, posto que os ataques aos subalternos promovidos pelo ultraneoliberalismo reacionário prosseguem. Desse modo, seguimos em outras frentes de luta na defesa do mundo do trabalho, da educação pública, dos povos indígenas, contra as queimadas na Amazônia, o que exige o cumprimento de tarefas sindicais, de articulação em fóruns diversos.
Desse modo, compreendemos que a contribuição de nossa corrente na luta contra a necropolítica nas eleições 2020, não passa por disputarmos com no me para o Executivo Municipal. Nossa tática compreende a afirmação da pré-candidatura do camarada JEVALDO SILVA à Câmara Municipal, escolha através da qual serão vocalizadas nossas bandeiras em defesa da educação pública, do povo que vive na periferia de Manaus, da negritude, da juventude, de indígenas, de mulheres; pelo direito à cidade e em defesa de pauta ecossocialista.
Assim, informamos que estamos RETIRANDO a indicação de nome para a disputa como pré-candidato à Prefeitura de Manaus. Cumpre observar, no entanto, que os pilares de nossa tática eleitoral seguem conforme apresentado a este Diretório: defendemos candidatura própria no primeiro turno e política de alianças nas quais a disputa político-eleitoral não signifique uma negação da política cotidiana nas ruas.
Saudações Socialistas,
Movimento Esquerda Socialista (MES/AMAZONAS)
Kommentare